.

.

Seguidores

.

ARQUIPÉLAGO

=

=

==

==

===

===

-

ESTAÇÃO VIDEOARTE

*

*

**

**

***

***

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Centro-Oeste Remix - Grupo Mesa de Luz - DF



A obra consistiu em utilizar algumas obras da exposição, na performance ao vivo por meio do mecanismo poético do Grupo Mesa de Luz. Com isso o grupo propôs apropriar-se de formas, cores e linhas criadas pelos artistas presentes no I Salão de Arte Contemporânea do Centro Oeste. Criando assim uma performance que remixa o corpo de trabalho do salão.

domingo, 1 de maio de 2011

1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste: Radiografia do presente

Corpos Informáticos Foto: Cristina Lombardi.

O 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste exibe um panorama da produção regional, mostrando a multiplicidade dos meios técnicos e materiais, do uso de suportes e de linguagens, e do repertório poético desenvolvido pelos produtores em cada uma das unidades da Região. No Distrito Federal, apesar dos muitos caminhos existentes, destacam-se tanto a experimentação dos recursos tecnológicos, como o vídeo, quanto o investimento nas linguagens tradicionais do desenho e da pintura. Em Mato Grosso a linguagem dominante é a pintura que prossegue em criações que remetem à exuberância da natureza e da cor local. Em Mato Grosso do Sul, sem uma identidade tão marcada, a produção busca estruturar seu campo de trabalho incorporando influências externas e buscando suportes e linguagens mais atuais. Em Goiás a pintura e o desenho convivem com outras técnicas de natureza experimental e as poéticas se voltam para o indivíduo e seus conflitos com o mundo. Enfim, são muitas as caras da produção contemporânea do Centro-Oeste brasileiro, e a sua leitura requer a compreensão dos contextos históricos, sociais e econômicos em que foram produzidas.
Foram selecionados 20 artistas entre os 277 inscritos na concorrência, corporificando um extrato revelador das questões e tendências investigadas pelos artistas contemporâneos, mostrando uma radiografia do presente por meio das obras realizadas por produtores do Centro-Oeste. Na seleção constam artistas cujas carreiras iniciaram-se nos anos 80, 90 e 2000, e também artistas que só agora são revelados ao público. A mostra apresenta um conjunto que congrega diversas gerações responsáveis pelo andamento da linguagem contemporânea em nossa Região. Artistas cujas obras refletem nossas ansiedades, expectativas, perspectivas, dúvidas e crenças.
O Prêmio 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste é concedido a 04 artistas, cujas obras passam a integrar o Acervo do Centro Cultural UFG.
O formato do Salão é renovado com a apresentação de quatro artistas homenageados pela importância de suas trajetórias e de suas contribuições durante décadas de trabalho para o desenvolvimento da arte contemporânea no Centro-Oeste: Humberto Espíndola (MS), Adir Sodré (MT), Edney Antunes (GO) e Elder Rocha (DF), são escolhidos pela curadoria e premiados em reconhecimento ao valor de suas obras para a construção da História da Arte no Centro-Oeste brasileiro, e seus trabalhos passam também a integrar o acervo do Centro Cultural UFG.
Carlos Sena Passos
Curador do 1º Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste,
Diretor do Centro Cultural UFG